DIdi Krepinsk

Reserve Aqui 13/08/2016

Quem já foi garante: O Burning Man é uma experiência fantástica, um aprendizado, “a life changing experience”. Eu ainda não tive coragem de ir, mas confesso que tenho muita curiosidade, pois todo mundo que vai fala a mesma coisa e volta ano após ano, então deve ser bom né?! hahaha

O festival acontece em Black Rock City, no meio do deserto de Nevada, nos Estados Unidos, e reúne pessoas de todas as tribos e lugares do mundo. A cidade é construída somente para a duração do festival – uma semana. No sétimo dia tudo é recolhido, derrubado e até queimado. Muitas das artes feitas especialmente para o evento e o legítimo “homem” do Burning Man, são queimados em uma cerimônia final, rodeado de milhares de pessoas em silêncio.

São mais de 70 mil pessoas que acampam por uma semana em condições precárias. Não tem comunicação com o mundo lá fora, o telefone não funciona – você é obrigado a se desligar e desapegar totalmente das coisas materiais (apesar de que esse ano o telefone da minha amiga estava funcionando). Além disso, tem que enfrentar as condições climáticas do deserto que vão de 8 à 80 —  de dia o calor chega a mais de 40º, com muita poeira, e a noite MUITO frio! Não saberia nem por onde começar a fazer minha mala!! hahaha Já ouviu falar nas tempestades do deserto onde não se enxerga absolutamente nada? Isso é super comum e acontece sempre no Burning Man! Se você reparou, é por isso que as pessoas usam “goggles” e  uma bandana no rosto. Mas não se engane, a paisagem é um sonho, no meio de nada, rodeada de montanhas e de um céu maravilhoso, com um sunrise único!

É uma aventura que custa caro e exige planejamento e logística com muita antecedência. Só o ingresso pode custar de 400 a 800 dólares, fora passagens, aluguel de trailers, as “fantasias”, comida etc. Muita gente aluga um trailer e dirige de Los Angeles até o festival, mas a cidade mais perto de Black Rock City é Reno. Pode acampar também, mas as condições são muito duras! É preferível ter seu próprio trailer, tornando a jornada e a estadia muito mais confortável. O trailer tem que estar estocado com muita água, comida, e tudo que você pode precisar lá. Falando em água, tem que tomar MUITA água, litros e mais litros, para se manter hidratado no deserto. O ar é super seco. No Burning Man é proibida a compra ou venda de qualquer coisa (hoje eles vendem gelo e café)! Tudo acontece na base da troca.

No BM você encontrará um monte de arte e de todos os tipos. São estruturas inacreditáveis, totalmente diferente do que estamos acostumados a ver. Pense projetos interativos, máquinas, brinquedos, templos, carros e esculturas gigantes. Minha amiga que acabou de voltar de lá definiu o lugar bem: é a Disney dos adultos! hahaha Tem gente que gasta milhões para construir um carro artístico e levar ao Burning Man (veja as fotos abaixo). Tudo é construído especialmente para o evento que acontece uma vez ao ano. Para se locomover as pessoas usam bicicletas e segundo as regras da organização do evento, elas tem que estar decoradas! Aliás eles são super rigorosos com as regras no deserto. Nenhum lixo no chão, não pode deixar rastros. Tem polícia por todos os lados, mas eles também entram no clima e usam fantasias e óculos engraçados! hahaha

Tem música para todos os gostos também. São varias “boates” espalhadas pelo deserto. A mais famosa é a Robot Heart, de música eletrônica, que também faz uma festa de Halloween todo ano em NYC. O deserto fica especialmente lindo a noite quando tudo fica iluminado com mil luzes coloridas, destacando todas as estruturas de arte.

E aí, vai encarar?! Estou pensando em ir ano que vem!

 

 

Related Posts

Voltar