DIdi Krepinsk

Reserve Aqui 03/10/2017

Dois finais de semana atrás, resolvi fazer um programa diferente e passar um final de semana calmo e relax no Zorah Beach Hotel, no Ceará. Eu confesso que viajo muito pouco pelo Brasil e acho isso um pecado, especialmente com tantos lugares lindos para conhecer! Aliás, está aí uma das metas para o próximo ano – conhecer os cantos mais bonitos do Brasil!! Kkk. Eu nunca tinha ouvido falar no Zorah Beach Hotel até então, muito menos das praias de Guajiru e Flexeiras. Sempre associei o litoral Cearense à Jericoacoara, mas acho que isso deve ser mais comum do que imagino né?! Localizado de frente para o mar, na praia do Guajiru, no município de Trairi, Ceará, o Zorah Beach Hotel fica a apenas 140km de Fortaleza. No sábado de manhã eu peguei um voo da TAM, saindo do Aeroporto de Guarulhos direto para Fortaleza. O voo durou cerca de três horas, não achei tão cansativo como esperava, e depois ainda pegamos estrada por quase 2 horas. Aliás, a estrada para o Trairi é ótima – está bem conservada, tem faixa dupla e é totalmente vazia! Não existe trânsito, achei mara! Hahaha.  Como o meu programa era longe, não fazia sentido ir no sábado e voltar no domingo, então resolvi enforcar a segunda-feira para poder aproveitar dois dias completos de praia! E valeu super a pena! Rendeu!

O hotel fica em uma das praias mais paradisíacas do litoral cearense, rodeado por belezas naturais, como dunas, coqueirais, praia de areia branca quase deserta e piscinas naturais na maré baixa. A paisagem e o visual dessa região são surreais! Projetado em estilo asiático, o hotel foge do estilo resort clichê! Rodeado por um muito verde, plantas e flores, a decoração do hotel e dos quartos é cheia de toques indianos – diversas estátuas do Buda feitas artesanalmente em Bali, porcelanas feitas à mão, vasos e jarros, assim como cômodas marroquinas. É tudo de bom gosto e cria um clima de tranquilidade e sofisticação. Eu gostei muito!

O hotel possui apenas 22 apartamentos, divididos em três categorias: 1 vila, 5 bangalôs e 16 suítes. Como deixamos para reservar o hotel de última hora, pegamos o último quarto disponível, uma suíte. Demos sorte porque o hotel estava lotado no final de semana, então recomendo reservar com um pouco de antecedência! Dormimos numa suíte na primeira noite e no domingo transferimos para um bangalô, já que quase todos os apartamentos vagaram. Esse foi o lado bom de chegar no sábado e emendar até segunda kkk! Todos os quartos do hotel são excelentes! A cama é super confortável! A suíte é bem ampla, tem 50m², e dispõe de TV LED HD, TV a cabo Sky, ar-condicionado, varanda e banheira de hidromassagem construída sob medida com azulejos coloridos. Os produtos de banho são da L’Occitane (ótimo quando você esquece o shampoo e condicionador hahaha) e para quem gosta de café, tem até uma cafeteira Nespresso no quarto. É claro que os bangalôs são mais top, escolha um deles se puder, porque possuem vista para a praia e a área da piscina.  Além disso, a grande diferença entre uma suíte e um bangalô é o tamanho do quarto, quase o dobro, com 90 m²! Isso quer dizer que o banheiro é enorme, ao “ar livre”, e você também tem um deck privativo no lugar da varanda. A cama também é maior e vem com dossel, dando um charme a mais! Desculpa, mas mudamos no final do dia e acabei esquecendo de tirar fotos do bangalô por dentro!! Mas tem tudo no site do hotel! 🙂

Mesmo tendo poucos apartamentos, a propriedade do hotel é relativamente grande. Isso faz com que haja privacidade e mesmo lotado, como nesse final de semana que fui, o hotel ainda é super calmo e tranquilo – uma paz! O Zorah Beach Hotel é o local perfeito para descansar e ideal para casais, pois é romântico também. O hotel completa 4 anos em dezembro e desde que abriu, ganhou inúmeros prêmios, como “Hotel do Ano” em 2014/2015 do prêmio “O Melhor de Viagem” e prêmio de “Melhores Hotéis de Pequeno Porte no Brasil” em 2015 e 2017 pelo Traveller’s Choice da Trip Advisor. Em 2015 ele também venceu o prêmio de “Melhores Hotéis Românticos no Brasil”. Além disso, o Zorah Beach Hotel também faz parte dos Roteiros de Charme, da prestigiosa Kiwi Collection e Pure Life Experiences. Fiquei impressionada quando vi todos os prêmios na recepção! Hahaha.

Como fizemos check-in tarde no sábado, não sobrou muito tempo para curtir a deliciosa praia e piscina, pois escurece cedo lá. O sol se põe às 5:30pm! Estava morta de fome então resolvemos fazer um “late lunch” à beira da piscina. Este é outro ponto alto do hotel – a comida! O café da manhã é excelente, bem variado, com direito à muitas tapiocas! O bar da piscina possui um menu com petiscos clássicos, como queijo coalho e pastel de camarão, mas você também pode pedir do menu do restaurante. O restaurante do Zorah Beach Hotel tem inspiração indiana e serve cozinha asiática com ingredientes locais. Pense nos molhos tikka masala e curry! Hahaha. Além dos pratos asiáticos, eles também possuem opções tradicionais da região e pratos “normais”, como massa e carnes. Eu recomendo pedir os pratos asiáticos – na minha opinião eles são os melhores! Todos vêm acompanhados de um delicioso pão naan (típico indiano) servido quentinho e temperado…é muito bom! A cozinha do restaurante fica aberta o dia inteiro até às 22h. Sim, aqui tudo acontece mais cedo…não é igual São Paulo aonde você chega para jantar 10:30pm kkk. Por um lado, eu achei isso ótimo – dormi cedo todos os dias e voltei uber descansada e relaxada! Hahaha. Na primeira noite, como era sábado, resolvemos jantar fora e fomos no tão recomendado restaurante Nônô em Flexeiras. Confesso que eu estava esperando algum tipo de movimento, mas o lugar estava vazio! O restaurante é bem simples, meio escondido até, mas serve uma pizza deliciosa! Valeu conhecer!

Curtimos a enorme e convidativa piscina do hotel todos os dias! A temperatura da água estava ótima – nem muito fria e nem muito gelada. O serviço de bar na piscina foi bom e todos os drinks estavam incríveis! As caipirinhas especialmente! Mas aqui vai uma dica: além de demorar um pouco para ser feita, a caipirinha vem com pouca vodka…peça uma dose dupla ou um chorinho extra se você preferir a sua um pouco mais forte! Elas são servidas em um copo alto, longo e fino, então acaba super rápido! A margarita frozen tava top! Hahaha. De modo geral achei o atendimento muito bom e o staff atencioso e educado. Minhas únicas duas reclamações seriam: a jacuzzi não é aquecida e senti falta de música na área da piscina. No domingo não tinha música alguma e no sábado estava tão baixo que mal dava para ouvir! E como venta muito lá, isso também não ajuda! Como nós éramos os únicos hóspedes do hotel na segunda-feira, aproveitamos e pedimos para ligar o som mais alto! Kkk.

A praia de Guajiru é linda!! Um verdadeiro “praião”, plano, plano, plano! A areia chega a ser até dura, perfeita para andar na praia, correr, andar de bike, etc. A cor do mar tem um tom de verde bonito e parece que a água brilha! A temperatura do mar também é fantástica, com águas mornas por toda extensão do litoral de Trairi. Na maré baixa, inúmeras piscinas naturais são formadas. Além do visual bonito que isso cria, é uma delícia ficar boiando nelas kkk. Mas a marca registrada da praia é o vento! Venta demais aqui, não é à toa que é o paraíso dos praticantes de Kitesurf! A praia de Guajiru é reconhecida mundialmente como um dos melhores lugares para a prática do esporte no mundo. A região possui várias escolinhas para aprender a andar de Kitesurf e também alugam todos os equipamentos. Eu queria muito ter feito, estava nos meus planos, mas não deu tempo! Quem sabe na próxima vez?! Hahah. O vento é constante durante quase todo o ano, portanto, deixe o seu chapéu e boné em casa porque ele VAI VOAR!! Hahaha. Para ter uma ideia, na segunda-feira o vento estava tão forte que desistimos de ficar na praia, pois a areia, impulsionada pelo vento, voava e machucava!!

Além do Kitesurf, a região do Trairi proporciona várias atividades, como passeios de buggy, quadriciclo, catamarã, carros 4×4 para trilhas guiadas, atividades de bike, caminhadas, etc. Basta você informar a recepção a atividade que você deseja fazer, o dia e o horário, que eles organizam tudo. Essas atividades são todas terceirizadas pelo hotel, então você precisa avisar com uma certa antecedência para dar tempo de o hotel chamar um professor de Kitesurf, por exemplo. Pelo que entendi, você deve pagar diretamente para a empresa e geralmente em dinheiro. No segundo dia nós alugamos um quadriciclo para explorar a região e assistir ao pôr do sol, que por sinal, é maravilhoso por lá! Ao lado da praia de Guajiru, a 3km do hotel, fica Flexeiras, a praia mais famosa do município do Trairi. Aqui tem um pouco mais de infraestrutura – barracas de praia, alguns restaurantes e bares. Uns 10km adiante, você encontra o pequeno vilarejo de Mundaú, uma praia que vive fundamentalmente da pesca, turismo e artesanato. Os maiores atrativos aqui são as dunas de areia e o encontro do Rio Mundaú com o mar, formando uma paisagem lindíssima, especialmente no fim de tarde.

Saímos com o quadriciclo por volta das 3:30pm e andamos durante duas horas, passeando pela praia de Flexeiras e indo até Mundaú. Terminamos em Guajiru, em cima das dunas, no ponto mais alto, para ver o sol se pôr atrás dos aerogeradores no parque eólico – foi LINDO! Eu sou apaixonada por sunsets, vai entender! Hahaha. A paisagem e o visual ao longo do passeio foram surreais! Parques eólicos, dunas de areia, velas de Kite, jangadas dos pescadores locais…tudo contribuindo para realçar ainda mais a beleza natural da região. Eu amei conhecer o Trairi! O lugar mais bonito para assistir ao pôr do sol é sem dúvida sobre as dunas de areia em Mundaú. No entanto, a praia de Flexeiras não fica muito atrás – o sol parece que se põe na praia, bem na sua frente, fazendo uma foto perfeita! É muito bonito! No primeiro dia nós perdemos o pôr do sol de Flexeiras, pois almoçamos tarde demais e quando terminamos já estava quase escuro e não daria tempo de caminhar até lá! Mesmo assim, vimos o céu todo colorido – lindo! O passeio valeu muito a pena, recomendo super fazer! É uma maneira rápida e prática de ver toda região. Ficou faltando conhecer apenas Lagoinha que fica mais longe e tem que ir de carro! Se tivéssemos um dia a mais, teria dado.

Voltamos do passeio e ficamos descansando nos bangalôs da piscina (muito confortáveis e aconchegantes por sinal) até a hora da massagem. Aproveitamos para beliscar algumas comidinhas, pois não almoçamos! O hotel dispõe de dois massagistas in-house, um deles treinado a nível internacional e com mais de 30 anos de experiência. A minha massagem foi feita pela esposa dele, então apesar de ter sido boa e relaxante, aposto que a dele é melhor! Hahaha. Agende seu horário com ele! Na segunda noite resolvemos não sair e jantamos no restaurante do hotel mesmo.

Segunda-feira o hotel era só nosso! Hahaha. Foi uma paz! Aproveitamos a piscina e os últimos raios de sol para ficar bronzeados! O final de semana passou muito rápido, mas valeu a pena. Até pela distância, eu recomendaria passar pelo menos três noites (ou quatro dias) no Zorah Beach Hotel. Assim dá tempo de ver tudo, fazer várias atividades e ainda descansar. Eu obviamente não consegui fazer tudo – fiquei devendo minha aula de Kitesurf! Quero muito aprender! Também fiquei desejando uma caipi-siriguela, já que estava fora de época. Eu adorei o Zorah Beach Hotel e essa parte do litoral oeste do Ceará! Com certeza pretendo voltar em breve! Recomendo incluir ele nos seus futuros roteiros pelo Nordeste!