DIdi Krepinsk

Reserve Aqui03/06/2019

São muitos anos frequentando o charmoso vilarejo de Trancoso, na Bahia. Especialmente durante a alta temporada como réveillon e carnaval. Depois de alguns anos sem ir, eu resolvi passar o último réveillon lá novamente e por mais que algumas coisas nunca mudam e continuam boas (o que eu também gosto), até que teve algumas novidades que eu vou compartilhas com vocês. Recebi muitos pedidos de dicas de Trancoso então aqui vai a principal: onde comer em Trancoso! Os restaurantes listados abaixo não estão em nenhuma ordem específica – todos são bons. Espero que gostem!

EL GORDO

O El Gordo é um dos restaurantes mais conhecidos de Trancoso. Ele fica no Quadrado (como quase tudo na cidade hahaha) e é perfeito para o jantar! Situado dentro da pousada El Gordo, as mesas são espalhadas em volta da piscina com uma vista linda. À noite o ambiente fica extremamente simpático com uma decoração charmosa à luz de velas e uma brisa no rosto. O cardápio mescla influência portuguesa, asiática e brasileira.  Os preços são salgados e a comida em si não é memorável, mas vale pela experiência.

O CACAU

Restaurante tradicional de Trancoso que fica ao lado da famosa igrejinha do quadrado. A maioria das pessoas que casam em Trancoso acabam escolhendo o Cacau para fazer o buffet da recepção. A especialidade da casa é comida brasileira com um toque baiano, destacando sempre o uso de ingredientes e produtos regionais e nacionais. Não deixe de provar a caipirinha de caju acompanhando do famoso beiju de tapioca com queijo parmesão.

CAPIM SANTO

O restaurante da Pousada Capim Santo é excelente! É um dos meus favoritos. Apesar de estar no Quadrado, o restaurante em si é um pouco mais escondido então o ambiente acaba ficando mais tranquilo e romântico. Na alta temporada rola música ao vivo – é uma delícia! Os pratos são deliciosos e sofisticados, sempre com temperos e sabores exóticos. Peça o strogonoff de camarão. O suco da casa de capim limão também merece a fama que tem.

CANTINHO DOCE

É impossível passar pelo quadrado e não fazer um pit stop no cantinho, nem que seja para cumprimentar alguém! Eu diria que esse é o principal ponto de encontro em Trancoso – tudo começa ou acaba no cantinho. Apesar de ser um restaurante também, eu não sou muito fã da comida então gosto de ir para tomar drinks mesmo. Eu amo a caipiroska de jaboticaba! As pingas caseiras também são famosas e bem boas por sinal – para os corajosos tem até pinga com cobra hahaha. O ambiente é mais jovem, pé na areia, ao ar livre com uma castanheira enorme cobrindo as mesas e velinhas acesas no chão – é um charme. O restaurante/bar também tem música ao vivo para embalar as noites. Claro que com isso vem um problema – o local está sempre lotado então é ruim para conseguir mesa. Mas vale a pena!

MARITACA

Para mim, é a melhor pizza de Trancoso. No dia 1º de janeiro então…não tem lugar melhor pra ir! A pizza é fininha e super crocante – uma delícia! Apesar de ser uma pizzaria, também conta com um extenso menu com pratos excelentes. Em termos de restaurante, o Maritaca é disparado o mais concorrido de Trancoso. A decoração é super aconchegante e o ambiente familiar. Eu adoro as mesas ao ar livre no jardim interno.

SILVANA & CIA

Um dos restaurantes mais tradicionais de Trancoso, aqui você encontra uma comidinha caseira servida pela própria Silvana ao ar livre no meio do Quadrado. As receitas são de família e os ingredientes são bem frescos. No cardápio tem de tudo. A moqueca é o prato mais popular do cardápio, mas recomendo também o peixe na telha em folha de bananeira. A caipirinha de tangerina também é um sucesso. Possui ambiente aconchegante e música ao vivo também.

FAVORITTO

Situado no Quadrado, perto da igrejinha, esse é uma das novidades. O Favoritto inaugurou em novembro 2018 e apesar de eu não ter tido tempo de conhecê-lo, ele foi super bem falado por vários amigos então entrou na minha listinha. O ambiente é perfeito – bem praia e clean. Tem mesas externas na frente do restaurante, no próprio Quadrado, e também mesas num delicioso terraço interno. Serve ótimos drinks.

JACARÉ DO BRASIL

Como fazia tempo que eu não ia para Trancoso, esse restaurante também foi uma novidade para mim. Localizado na entrada do Quadrado, ele é extremamente aconchegante! Acho que tem a melhor espera de Trancoso, numa sala super charmosa com bar. O cardápio é bem variado, mas com destaque para os pratos grelhados. As entradinhas são ótimas! O menu de drinks também é ótimo. Vive lotado para o jantar então recomendo fazer reservas. Eu fui no dia 1º de janeiro para curar a ressaca haha e estava tudo incrível! Amei!

FLORESTA

O Floresta é o novo restaurante de Fernando Droghetti, mais conhecido como o Jacaré. Ele abriu as portas no dia 25 de dezembro no Rio da Barra. Instalado em uma área verde de impressionar, numa floresta de seringueiras, o restaurante funciona com o conceito farm-to-table, com apenas uma opção de prato por dia. Portanto, é importante reservar. O menu é assinado pela Jandira, a chef e banqueteira que trabalha com o Jacaré há 20 anos. Mais uma vez, faltou tempo para ir no final do ano, mas também foi super recomendado. O bobó de camarão é famoso!

POUSADA TANGARÁ

Eu acho o restaurante da Pousada Tangará uma delícia! Nada mais agradável do que almoçar em cima de um deck de madeira com vista para a praia e o mar. O cardápio é bem variado, serve de tudo. O lugar é bem tranquilo e relaxante, perfeito para quem quer fugir um pouco da muvuca, especialmente durante o agito da semana do réveillon. Mesmo não sendo hóspede é possível comer por lá. Também da para fazer day use da praia…eles cobram uma consumação mínima que vai rapidinho kkk. Fica ao lado do Villas de Trancoso que também funciona no mesmo esquema, mas não acho a comida tão boa assim para recomendar aqui.

ESTRELA D’ÁGUA

E por fim, recomendo o restaurante da Pousada Estrela D’Água. Situado de frente para a praia é o maior astral. Vale a pena pagar um day use igual ao Tangará e depois almoçar por lá. Os drinks são ótimos! O coquinho é um dos pratos mais famosos, e como o nome já sugere, a comida vem dentro do coco! Hahaha. O prato consiste em arroz, feijão, farofa e uma proteína – peixe ou carne seca. Também é conhecido por ter a melhor casquinha de siri de Trancoso.

Related Posts

Solicitação de reserva

Você optou por receber informações sobre esta viagem

URL:

Voltar